REUNIÃO DO NÚCLEO DOCENTE ESTRUTURANTE (NDE – 13/05/2014)

Representante Discente presente:

1. Raíssa da Costa

Participantes: Professores Jaime, Roxana, Mariângela, Raíssa, Janaína, Maninho, Anicleto, Moacir, Getúlio, Suely, Fabrício, Fabiana.

1. O novo prédio didático/pedagógico cederá a 7ª sala (primeiro andar) a outros cursos do CCS, quando a sala não estiver sendo utilizada.

2. Diminuição da carga horária da genética (de 108h/aula para 54h/aula) – 54h somente na 2ª fase (maior abordagem clínica). A 3ª fase não terá mais carga horária alocada para genética, serão inseridos conteúdos de semiologia e raciocínio clínico (as aulas iniciarão às 7h30 e serão dadas ao longo de todo semestre – 18 semanas). A nova resolução será implementada em 2014.2.

• Com a mudança de carga horária de CLM, o departamento aproveitará a oportunidade para pedir mais professores para a disciplina. Esse pedido terá respaldo do NDE.

3. A professora de Fisiologia (Fernanda) será convidada a dar aula conjunta com a embriologia e a tocogineco na 3ª fase (somente as aulas iniciais) – para evitar repetição de conteúdos.

4. Coordenadoria da oitava fase:

• O professor Moritz se comprometeu em assumir a coordenadoria da 8ª fase.

5. Ciências Sem Fronteiras (mais especificamente a 6ª fase – assunto abordado pela Prof. Janaína):

• Alunos que ficarão 1ano e 2meses fora do país (para fazer um curso de inglês antes – para estar apto para acompanhar o curso de Medicina no exterior) sairão no meio do semestre e voltarão no mesmo ponto que saíram. Os professores não adiantarão aulas ou provas para que esses alunos sejam aprovados antecipadamente.

6. Carga horária e Cronograma do curso de Medicina:

• Alterações urgentes para a readequação da carga horária máxima para cada fase, inserção das áreas verdes garantidas em Colegiado, e reestruturação do conteúdo (visando a formação generalista e evitando repetição de conteúdos). Sugestões: antecipar vascular para 5ª fase, e otorrino e oftalmo para as fases iniciais. Adiantar conteúdo da cirúrgica (pré e pós operatório)  para quarta – em consonância com a TOCE. Diminuir patologia e fármaco na 8ª fase etc. Prof. Suely, prof. Getúlio e  a aluna da quinta fase Raíssa Da Costa se reunirão para discutir mais sugestões e levar as possíveis alterações para serem aprovadas pelo NDE e serem apresentadas no Seminário dos Professores dia 17 de junho.