Cartão de Estudante (Ônibus)

Atualizado em 16/04/2015

Se você mora longe do Campus Universitário e precisa pegar ônibus para se locomover até à UFSC, você pode confeccionar um passe de estudante e obter um desconto de 50% no valor da tarifa. O órgão responsável por esse cadastro é o Sindicato de Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros da Grande Florianópolis (SETUF), que fica localizado ao lado do TICEN no centro da cidade.

DO QUE VOU PRECISAR?

Para fazer o cadastro do passe de estudante, você vai precisar se dirigir até o SETUF e levar os seguintes documentos:

  1. Atestado de matrícula do semestre vigente;
  2. RG ou documento oficial com foto;
  3. Comprovante de residência recente (não precisa estar em seu nome);
  4. Taxa de R$ 2,90 a ser paga no momento da confecção do cartão.

COMO PROCEDER?

De posse de todos os documentos, você deve se dirigir ao SETUF no centro da cidade para fazer o cadastro do passe. Você pode fazer isso de segunda à sexta-feira das 08h às 18h. Pra chegar lá, se você ainda não conhece Floripa, pegue a linha UFSC – Semi-Direto que passa no ponto de ônibus da Biblioteca Universitária e segue trajeto até o Terminal Integrado do Centro (TICEN). Quando você desembarcar no TICEN, procure a saída do terminal e siga em frente e para a esquerda. Você encontrará um largo com uma fonte, o SETUF é logo em frente a esse largo. Uma fotografia do local pode ser vista abaixo:

Fachada do SETUF ao lado do TICEN

Fachada do SETUF ao lado do TICEN

No SETUF você deve pegar uma senha e aguardar atendimento. Serão cadastrados seus dados no sistema e será tirado uma foto sua para a confecção do cartão de estudante. Se tudo estiver certo, você sairá de lá com um cartão semelhante ao da próxima imagem, constando seus dados e sua foto e já poderá utilizá-lo em suas viagens de ônibus na cidade pagando meia tarifa.

Modelo de cartão de estudante do transporte público de Florianópolis

COMO/ONDE RECARREGAR O CARTÃO?

O cartão do estudante é um cartão magnético recarregável que você pode adicionar qualquer valor quantas vezes precisar. Para recarregá-lo será necessário que você apresente o cartão acompanhado do seu atestado de matrícula do semestre vigente. Você pode aproveitar e recarregá-lo no próprio SETUF se dirigindo para a fila onde se faz as recargas. Além do SETUF, você pode recarregar o cartão em qualquer terminal da cidade no mesmo caixa onde se paga a passagem em dinheiro.

Atenção ao horário de recarga:

  • No SETUF:
    – Segunda à Sexta, das 06:30 às 20:15
    – Sábados, das 06:30 às 12:45
  • No TICEN, plataforma B:
    – Segunda à Sexta, das 20:15 às 22:30
    – Sábados, das 12:45 às 22:30
  • Em qualquer outro terminal da cidade:
    – Todos os dias, das 06:30 às 22:30

COMO FUNCIONA O SISTEMA DE TRANSPORTE DE FLORIANÓPOLIS?Localização dos terminais integrador na Ilha de Santa Catarina

O sistema de transporte público de Florianópolis tem um modelo de funcionamento baseado em terminais de integração. Assim, há 6 terminais distribuídos por toda a ilha:

  • Terminal de Integração do Centro (TICEN);
  • Terminal de Integração da Trindade (TITRI);
  • Terminal de Integração da Lagoa (TILAG);
  • Terminal de Integração de Santo Antônio (TISAN);
  • Terminal de Integração de Canasvieiras (TICAN);
  • Terminal de Integração do Rio Tavares (TIRIO).

Estando dentro desses terminais (exceto o TICEN, em que há várias plataformas), você pode pegar qualquer linha de ônibus. A tarifa é paga na entrada do terminal (com dinheiro ou cartão). Quando você embarca em um ônibus que para em algum desses terminais, você pode desembarcar e tomar outro ônibus sem pagar outra tarifa (porque a mesma já foi paga no primeiro ônibus que você embarcou).

No caso do TICEN, por ser um terminal maior, ele possui várias plataformas separadas fisicamente. Assim, se você desembarca na plataforma A e for tomar outro ônibus da mesma plataforma, basta você entrar no ônibus sem pagar nova tarifa. Mas se seu destino for alguma linha da plataforma B, terá que sair da plataforma A passando a catraca e entrar na plataforma B pagando nova tarifa (mas só se estiver pagando com dinheiro).

Com o cartão de estudante, você não precisa pagar a tarifa com dinheiro, bastando para isso ter crédito disponível no cartão (recarregado previamente). Além disso, ele também serve como um integrador de linhas, onde você pode tomar dois ônibus fora dos terminais e pagar somente 1 tarifa. Funciona assim: se você toma um ônibus num ponto de rua, ao passar o cartão no sensor é descontado a meia tarifa de estudante do cartão e você ganha um tempo de 2 horas para utilizar novamente o mesmo cartão em uma linha diferente sem pagar nova tarifa. O mesmo vale para os terminais: você pode tomar um ônibus num ponto de rua, desembarcar em um terminal da cidade, sair e se voltar antes do prazo das 2 horas terem terminado, ao entrar novamente no terminal, não será descontado nova tarifa. Desse modo, você anda em dois ônibus e só paga o primeiro.

COMO SABER OS HORÁRIOS E OS ITINERÁRIOS DAS LINHAS?

A empresa responsável pelo transporte público em Florianópolis, se chama Consórcio Fênix. E ela cumpre os horários e itinerários definidos pela Prefeitura Municipal.

Para saber os horários e itinerários, você tem várias opções:

  • Acessando os sites:
    Consórcio Fênix: site oficial contendo os horários e itinerários das linhas;
    MobFloripa: página bem completa sobre o transporte em Floripa;
  • Baixando em seu celular qualquer um dos seguintes apps (disponível para Android):
    MovelBus: permite a consulta dos horários e itinerários das linhas;
    BusMaps Florianópolis: permite a consulta, itinerários e visualização num mapa das linhas;
    BusDroid Floripa: permite a criação de listas de itinerários, mostrando o horários das próximas partidas.