Cadastro Socioeconômico
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Atualizado em 16/04/2015

O QUE É O CADASTRO SOCIOECONÔMICO?

O Cadastro Socioeconômico é o primeiro passo na obtenção de auxílios financeiros pela universidade. Ele averigua através de informações e documentos do aluno e familiares o seu grau de vulnerabilidade socioeconômica, gerando um índice que classifica todos os estudantes da UFSC, proporcionando uma distribuição mais justa dos auxílios oferecidos por meio da PRAE. Ele possui uma validade de 2 anos, sendo que ao término desse período é necessário efetuar uma renovação ou sempre que seu perfil socioeconômico sofra alguma alteração significativa.

COMO FUNCIONA?

O Cadastro Socioeconômico é dividido em duas etapas. A primeira é uma etapa virtual, que vai do preenchimento online das informações sociais, familiares e financeiras e é feito no sistema da própria PRAE. Você pode fazer isso a qualquer momento, durante o ano letivo! A segunda etapa é presencial e vai da comprovação dessas informações preenchidas, por meio de um agendamento de entrevista com a equipe de assistência social da PRAE e apresentação dos documentos exigidos para o cadastro. Esse agendamento pode ser feito via telefone ou presencialmente na Coordenação de Assistência Estudantil no térreo da BU.

POR ONDE INICIAR?

Para começar, você deve ler atentamente todas as informações contidas no edital do Cadastro Socioeconômico, disponibilizado pela PRAE todo início de ano. Clique aqui e faça o download do edital com as normas para o ano de 2015. Após a leitura do edital e conhecimento das normas, você deve prosseguir com o preenchimento online do Cadastro Socioeconômico. Para isso, siga os passos:

  1. Entre no sistema de benefícios da PRAE, seguindo o endereço: https://beneficiosprae.sistemas.ufsc.br/restritoAlunoGraduacao
  2. No menu superior, escolha a opção Cadastro Socioeconômico.
  3. Passe preenchendo cada sessão do cadastro, desde sua Identificação até Informações Adicionais que você julgar importante. Não esqueça de ir salvando o preenchimento!
  4. Pronto! Finalizado o cadastro, você está a meio caminho andado do processo. Vamos prosseguir!

Com o cadastro preenchido, você deve reunir toda a documentação necessária para apresentar à PRAE e assim, ter seu cadastro aprovado e seu índice socioeconômico gerado. Antes de mais nada, é necessário agendar um horário para a entrevista, que pode ser via telefone através do número 3721-2707 ou se dirigindo até a Coordenação de Assistência Estudantil no térreo da BU. Confira abaixo o mapa:

Localização da PRAE no térreo da BU

Horários de atendimento: de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h.

Feito o agendamento, reúna todos os documentos necessários exigidos pelo edital! Se por acaso faltar alguma coisa o seu cadastro ficará pendente até que você regularize levando o que faltou. Se tudo estiver certo, a assistente social aprovará seu cadastro e o sistema gerará um índice de vulnerabilidade socioeconômico. Quanto menor esse índice, mais vulnerável socioeconomicamente o estudante se apresenta. Assim, é necessário que você apresente o máximo de informações que puder para que a assistente social possa compreender sua situação e de sua família.

CADASTRO APROVADO, E AGORA?

Agora você já pode participar dos editais de auxílios e bolsas que a PRAE divulga ao longo do ano e ter acesso a uma série de benefícios, como a Isenção no Restaurante Universitário e a Bolsa Permanência MEC. E se você vem de outra cidade, pode contar ainda com o Auxílio Moradia para ajudar a custear suas despesas com moradia em Floripa. É necessário sempre estar atento ao site da PRAE, é lá que é divulgado todos os editais com todas as informações atualizadas sobre os benefícios.

DÚVIDAS FREQUENTES:

1) Posso pedir isenção do RU ou a Bolsa MEC sem ter feito o Cadastro Socioeconômico?

Não! Todos os auxílios e benefícios financeiros disponibilizados pela PRAE dependem do estudante ter o Cadastro Socioeconômico preenchido e aprovado. Assim, se você quiser pleitear a isenção do RU ou pedir a Bolsa MEC, primeiro faça seu cadastro e quando o mesmo estiver aprovado, aí sim você pode pedir esses benefícios.

2) Só posso fazer o Cadastro Socioeconômico no início de cada semestre letivo?

Não, você pode preencher o cadastro online a qualquer tempo e posteriormente agendar sua entrevista com a equipe de assistência social para levar os documentos comprobatórios exigidos pelo edital dentro do ano letivo. No entanto, devido ao grande número de pedidos e o fato da PRAE contar com uma equipe de assistentes sociais limitada, esse agendamento pode levar até 2 meses, principalmente no início dos semestres letivos. Por isso, é importante que você se programe e reúna todos os documentos necessários para não precisar retornar caso falte alguma coisa.

3) O Cadastro Socioeconômico possui validade? Como faço para renová-lo? É necessário entrar com toda a documentação novamente?

A validade do Cadastro Socioeconômico depende do edital. Para o ano de 2015, o edital prevê uma validade de 2 (dois) anos. Assim, quando estiver faltando 1 mês para seu cadastro vencer, a PRAE entrará em contato por email avisando que você deve renová-lo. A documentação para renovação é a mesma exigida para o primeiro cadastro, exceto os documentos pessoais como RG, CPF, certidões de nascimento ou casamento, os quais já estarão arquivados em sua pasta. Somente se houver alterações em seu grupo familiar (como filhos, casamento, separação, óbito) é que você deve apresentar as novas certidões.

4) Para pleitear ajuda de custo com viagens para apresentação de trabalhos e outros auxílios como o auxílio banner é necessário possuir o Cadastro Socioeconômico aprovado?

Não, esses benefícios são solicitados por meio de um requerimento geral entregue na PRAE no térreo da reitoria, não havendo necessidade de comprovar vulnerabilidade socioeconômica para solicitá-los. Você pode ter maiores informações sobre a ajuda de custo com viagens clicando aqui, e sobre o auxílio banner clicando aqui.

5) Tenho dúvidas no preenchimento das informações do Cadastro Socioeconômico, onde eu posso solicitar ajuda?

Você pode entrar em contato com a Coordenação de Assistência Estudantil no térreo da BU por meio do telefone 3721-2707 ou se dirigindo até esse setor de segunda à sexta, das 08h às 12h e das 13h às 17h. Se você não conseguir contato podemos tentar ajudá-lo, bastando enviar um email com sua dúvida para: cae.calimed@gmail.com.